sexta-feira, 6 de março de 2009

Touro Bandido, foi enterrado domingo em Barretos


Enterro de “Bandido” foi acompanhado por cerca de 200 pessoas
O touro Bandido se foi, mas sua linhagem deverá permanecer por longo tempo nas arenas brasileiras. O proprietário do animal, o empresário Paulo Emílio Marques, já empreende um estudo genético, inspirada na tecnologia americana, para perpetuar as mesmas habilidades que fizeram de Bandido um mito internacional. O touro morreu na manhã de domingo, dia 4 de dezembro, na fazenda Santa Martha, em Icém. Há pouco mais de dois anos, os veterinários diagnosticaram um carcinoma (câncer de pele maligno) no olho esquerdo. “É uma doença comum para animais da raça dele, pois eles têm a cara branca e ficam muito expostos ao sol”, diz o veterinário Alfredo Maia Filho. O tumor foi controlado até o segundo semestre deste ano, quando se espalhou para garganta, pulmões e cabeça. “Ele ficou no hospital de agosto a outubro fazendo quimioterapia. Mas não estava contente lá. Decidimos levá-lo de volta para a fazenda. Ao chegar lá, ele reagiu novamente”, conta. “O Bandido era um boi sensível e inteligente. Escolheu o lugar que queria morrer".

A inteligência e a imprevisibilidade são as principais características do animal, segundo o proprietário. “O Bandido era diferente de todos os outros. Ele é um marco do rodeio brasileiro e mundial. Era um animal completo”, afirma Marques. O empresário conta que se emocionou na despedida. “Foi muito triste. Perder o Bandido é como perder um animal de estimação. É uma parte da minha história, da história do rodeio que se vai.” O enterro foi realizado às 17 horas no Parque do Peão, em Barretos, e acompanhado por cerca de 200 pessoas. Foi preciso uma grua para colocar o animal na sepultura.

Estrela

Bandido ficou conhecido no mundo dos rodeios por ser indomável. Mais de 200 peões tentaram permanecer oito segundos em seu lombo e nenhum conseguiu. “Ele derrubava e corria atrás do peão. Quem mandava na arena era ele”, afirma Marques. O mito em torno de touro chamou a atenção da autora Glória Perez, que fez dele o protagonista da novela ‘América.’ Com a participação no folhetim, Bandido ficou mundialmente conhecido pela cara de mau e a mania de cavucar a terra com o chifre. Para manter a forma, o touro recebia alimentação diferenciada, praticava natação e recebia tratamento especial até mesmo nos cascos.

Linhagem

Bandido deixa três clones, 70 filhos e mais de 2 mil sêmens congelados. Os clones, realizados em 2006, fazem apresentações em rodeios de todo o País e já apresentam um comportamento semelhante ao do original. “Eles não gostam que se aproximem deles”, afirma o veterinário. Já os filhos e os sêmens são utilizados para a criação de uma linhagem de touros de rodeio. “Cerca de 98% dos animais que pulam nos Estados Unidos são filhos ou netos de touros de rodeio. A habilidade de pular é transmitida geneticamente.” O objetivo da equipe de Marques é reproduzir essas mesmas características nos descendentes do touro. Isso é realizado pela técnica da fertilização in vitro. Os primeiros sinais de que a técnica dá certo já são percebidos pelo empresário. Entre os novos xodós da linhagem, estão dois netos do touro. “Vejo no olhar deles um pouco do Bandido. Eles serão excelentes puladores. Puxaram ao avô.”

Peão lamenta morte de boi
O peão campeão de Barretos Neylovan Thomazelli, 30 anos, recebeu com tristeza a morte do touro que o deixou famoso em todo o País. Ele desafiou o touro Bandido duas vezes. Em uma delas, foi lançado a quase 6 metros de altura. “Ele era um animal diferente. Sabia exatamente o que estava fazendo na arena.” O primeiro encontro dos dois foi no rodeio de Jaguariúna, em 2001. “Ele ainda não era tão famoso como hoje”, diz. Nesta ocasião, Thomazelli foi jogado pelo touro a cerca de 6 metros de altura. Na queda, ele quebrou a clavícula e ficou quase nove meses sem montar.

Enquanto se recuperava da lesão, o peão viu o touro consolidar sua fama de invencível. “Quando o Paulo Emílio lançou os desafios com o Bandido, disse para mim mesmo: ainda te pego, bicho.” E assim foi. Em 2003, em Barretos, Thomazelli tentou novamente domar o touro, mas não chegou a ficar quatro segundos em cima do animal. “O Bandido me trouxe tristezas, mas também muitas alegrias. Ganhei conhecimento de rodeio e também o reconhecimento das pessas, principalmente das crianças. Ele levantou o nome do rodeio brasileiro”, diz. “Soube da morte dele pela televisão. Gostaria de ter me despedido.”

Memorial ficará pronto em agosto

O memorial que vai abrigar o corpo e a história do touro Bandido deve ficar pronto em agosto, mês em que é realizada a Festa do Peão de Barretos. O espaço terá fotos e vídeos das montarias e apresentações do touro pelo País, além de uma estátua em ferro que vai reproduzir o touro em tamanho real. A estátua será construída nos mesmos moldes do monumento do peão, que é o símbolo do Parque.A iniciativa para a construção do local foi do clube Os Independentes, durante a final de uma competição em Las Vegas, nos Estados Unidos. Serão investidos cerca de R$ 60 mil na construção do espaço. “Será uma oportunidade para as pessoas relembrarem da história deste touro que é um dos grandes ídolos do rodeio nacional”, diz Jerônimo Jerônimo Luiz Muzetti. “O Bandido era um touro diferente em tudo. Ele participou de três desafios em Barretos, e sempre foi um grande sucesso. Era uma garantia de espetáculo”, afirma Muzetti.

11 comentários:

  1. Eu nunca vi touro daquele jeito,o seu olhar intimidava a coragem do peões .

    ResponderExcluir
  2. Apesar d apanas te-lo visto pela TV; o Bandido éra um espetáculo, aqle jeito d pular, aqle olhar q ele tinha, e principalmente a sua mania d cavocar a terra com o xifre éra extremamente intimidador; gostaria d te-lo visto ao vivo, mas infelizmente não tive essa oportunidade, mas sabemos q ele viverá nos corações dos apaixonados por rodeio, pois ele foi único; e sempre será, seus clones podem ser "igual" a ele; mas o bandido tinha o seu jeito q nem seus clones podem ter...

    ResponderExcluir
  3. fiquei muito triste com a morti do bandido quase não ecreditei quando vi na interneti sou e sempre serei seu admirador que onde voce estiver brille como um dia brillou aqui saldacões

    ResponderExcluir
  4. Não costumo assistir novelas, mas quando havia cenas onde atuava o touro Bandido, eu corria para vê-lo. Aprendi a admirá-lo porque ele era invencível. Senti muito, muito mesmo quando fiquei sabendo de sua morte. Espero de todo coração ver seus filhos e clones fazerem tanto sucesso quanto ele, nos proporcionando muitas alegrias com as expetaculares apresentações.

    ResponderExcluir
  5. EU CONCORDO COM TODOS QUE ELE ERA O REI DO RODEIO MAS QUE SABER TODOS ESTAMOS COM SAUDADES DE VOCE BANDIDO por favor volte

    ResponderExcluir
  6. ELE PODE ATÉ SER REI...
    MAS QUE JA PARARAO UM MONTI DE VEZ NELE NINGUEM CONTA..
    ISSO AEE É TUDO MIDIAA...

    BY RICARDO ESPINOSA
    CIA DE RODEIO ESPINOSA

    ResponderExcluir
  7. eu adoro o touro bandido meu nome do meio e touro bandido eu sinto que sou ele assinado touro bandido

    ResponderExcluir
  8. Oooohh touro bandido,detodos os trem de chifre vc era o mais temido....

    ResponderExcluir
  9. ele foi o melhor touro do mundo saudade

    ResponderExcluir
  10. O Touro Bandido naum era o melhor ele vai continuar sendo ate q outro ocupe seu lugar

    ResponderExcluir
  11. Maais iguaal ele nao existirá,
    o modo de pular o olhar as reaçaoe, o maais interessante é qe elaa aprendeeu a viveer sozinha elaa nao vivia juntoh con os outro ele aprendeu td sozinho e quando um peao fikava mt tempoo o maais interessante ele caia de prancha..

    ResponderExcluir